SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica

QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO DO(A) DIRETOR(A) | SAEB 2025

Caro(a) Diretor(a),

O SAEB é composto por dois tipos de instrumentos: as provas aplicadas aos estudantes e os questionários. As informações coletadas neste questionário abordam sua experiência profissional, suas condições de trabalho, recursos e infraestrutura da escola e, por fim, as características de gestão e participação. Essas informações têm por objetivo conhecer melhor a realidade da educação básica brasileira.


Política de dados e LGPD

Suas respostas são muito importantes! - Ao preencher o questionário você poderá contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais.

O questionário não tem respostas certas ou erradas - Responda cada questão de acordo com sua opinião e a realidade da sua escola.

Segurança - Os seus dados serão mantidos em sigilo e não serão divulgados. Sobre a Escola - as respostas assinaladas ficarão disponíveis em banco de dados aberto ao público. Ao clicar em Aceito o respondente está consentindo que essas informações sejam disponibilizadas nessa base de dados. O Inep poderá utilizar, tratar e divulgar as respostas desse questionário, de acordo o previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais-LGPD (Lei nº 13.709 de 14/08/2018), em especial ao cumprimento de quaisquer obrigações legais, conforme disposto na sua Política de Privacidade.

O preenchimento parcial do questionário ficará salvo e você poderá retomar o preenchimento mais tarde caso acesse pelo mesmo navegador e dispositivo.

CPF é obrigatório
E-mail é obrigatório

Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Etapa Não Sim
Q001: Educação Infantil - Creche (0 a 3 anos)
Q002: Educação Infantil - Pré-escola (4 e 5 anos)
Q003: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Q004: Anos Finais do Ensino Fundamental
Q005: Ensino Médio

Q006: Sua escola é:

Q007: Qual é o seu sexo?

44 anos

Q009: Qual é a sua cor ou raça?

Q010: Você possui deficiência, transtorno do espectro autista ou superdotação?

Indique qual a sua condição.

Condição Não Sim
Q011: Deficiência
Q012: Transtorno do espectro autista
Q013: Altas habilidades/superdotação

Q014: Qual é o MAIS ALTO nível de escolaridade que você concluiu?

15 anos

15 anos
15 anos
30 horas

Em uma semana normal de trabalho, quantas HORAS você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades de direção da escola?

10 horas

10 horas

10 horas

10 horas 0 horas
30 horas

Q025: Qual é o seu salário bruto como diretor(a)?

Q026: Você possui outra atividade remunerada?

Indique o quanto concorda ou discorda com as afirmativas abaixo:

Afirmativa Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q027: Repetir de ano é bom para o(a) estudante que não apresentou desempenho satisfatório
Q028: As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado
Q029: As avaliações externas (federal, estadual ou municipal) têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem
Q030: A maioria dos estudantes da escola apresenta problemas de aprendizagem
Q031: Eu acredito que a totalidade dos (as) estudantes da escola são capazes de concluir a Educação Básica e prosseguir seus estudos

Avalie, abaixo, as condições dos RECURSOS da sua escola:

Recurso Não tem Muito inadequado Inadequado Adequado Muito adequado
Q032: Televisão
Q033: Projetor multimídia (datashow)
Q034: Computador (de mesa ou portátil)
Q035: Softwares educacionais
Q036: Internet banda larga
Q037: Recursos pedagógicos para atendimento educacional especializado

Avalie, abaixo, as condições dos EQUIPAMENTOS da sua escola:

Equipamento Não tem Muito inadequado Inadequado Adequado Muito adequado
Q038: Bebedouro ao alcance das crianças
Q039: Chuveiro para as crianças
Q040: Área sombreada
Q041: Área externa coberta
Q042: Vegetação e jardim
Q043: Horta
Q044: Tanque de areia
Q045: Gira-gira
Q046: Gangorra
Q047: Escorregador
Q048: Casinha
Q049: Balanço
Q050: Brinquedo para escalar
Q051: Banheiro infantil
Q052: Espaço destinado à amamentação
Q053: Condições para armazenamento de leite materno

Q054: Caso sua escola ofereça Ensino Fundamental e/ou Médio, a área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Afirmativa Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q055: Os recursos financeiros foram suficientes
Q056: Houve atraso no repasse de recursos financeiros para pagamento de pessoal
Q057: O quadro de professores estava completo
Q058: Havia quantidade suficiente de pessoal de apoio (serviços gerais)
Q059: Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo (secretaria)
Q060: Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador e orientador)
Q061: Recebi apoio da Secretaria de Educação
Q062: Os(As) professores(as) foram assíduos(as)
Q063: As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas
Q064: Os(As) estudantes foram assíduos(as)
Q065: A comunidade apoiou a gestão da escola
Q066: A comunidade executou trabalhos voluntários na escola
Q067: As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico
Q068: Os (as) estudantes com deficiência, transtornos espectro autista ou com altas habilidades/superdotação receberam atendimento educacional especializado (AEE)
Q069: No início do ano letivo, todos(as) os(as) estudantes receberam os livros didáticos

Q070: Neste ano, houve a necessidade de profissionais para atendimento educacional especializado?

Caso tenha havido necessidade, indique se a quantidade de profissionais foi suficiente ou insuficiente para necessidade da escola.

Profissional Suficiente Insuficiente
Q071: Professor(a) de Braille
Q072: Professor(a) bilíngue para surdos
Q073: Professor ou Instrutor de Libras
Q074: Guia-intérprete
Q075: Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
Q076: Professor(a) itinerante
Q077: Monitor(a) de apoio à educação especial

O calendário escolar de 2023 foi interrompido durante VÁRIOS DIAS por algum dos eventos abaixo?

Evento Não Sim
Q078: Falta de água
Q079: Falta de energia
Q080: Falta de merenda
Q081: Greve de professores
Q082: Episódios de violência
Q083: Problemas de infraestrutura predial
Q084: Paralisação do transporte
Q085: Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc.)
Q086: Eventos comemorativos
Q087: Problemas de saúde pública
Q088: Outros
0 dias

Sobre os episódios listados abaixo, indique a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Episódio Nunca Poucas vezes Muitas vezes Sempre
Q091: Atentado à vida
Q092: Lesão corporal
Q093: Roubo ou furto
Q094: Tráfico de drogas
Q095: Permanência de pessoas sob efeito de álcool
Q096: Permanência de pessoas sob efeito de drogas
Q097: Porte de arma (revólver, faca, canivete)
Q098: Assédio sexual
Q099: Discriminação (racial, gênero, orientação sexual, econômica/social, deficiência)
Q100: Bullying (ameaças ou ofensas verbais)
Q101: Invasão do espaço escolar
Q102: Depredação do patrimônio escolar (vandalismo)
Q103: Tiroteio ou bala perdida

Avalie os seguintes aspectos da escola:

Aspecto Muito inadequado Inadequado Adequado Muito adequado
Q104: Condições de segurança na entrada e saída da escola
Q105: Muros e/ou grades que isolam a escola do ambiente externo
Q106: Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar
Q107: O acesso à entrada principal adequado ao público-alvo da educação especial (rampas, marcadores no chão)
Q108: Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação
Q109: O acesso dos(as) estudantes público-alvo da educação especial à área externa de recreação

Q110: Há Conselho Escolar na sua escola?

6

Q112: Há Conselho de Classe na sua escola?

6
25

Q115: Existe Associação de Pais e Mestres-APM (ou caixa escolar) nesta escola?

6

Q117: Há Grêmio Estudantil na sua escola?

Q118: O Grêmio Estudantil está:

Com relação à gestão da escola:

Afirmação Não Sim
Q119: A escola é militar ou militarizada
Q120: A escola é confessional ou segue uma orientação religiosa

A escola desenvolve REGULARMENTE trabalhos em conjunto com:

Instituição Não Sim
Q121: Serviços de saúde (postos de saúde)
Q122: Serviços de assistência social (CRAS e outros)
Q123: Segurança pública (polícia militar, guarda municipal e outros)
Q124: Conselho Tutelar (Ministério Público e outros)
Q125: Instituições de apoio ao público-alvo da educação especial (APAE)
Q126: Instituições de ensino superior (faculdades, universidades, IFs)
Q127: Instituições privadas (empresas, ONGs, corporações)
Q128: Outros órgãos da prefeitura ou do governo estadual ou federal

Quais as fontes de financiamento da escola?

Fonte Não Sim
Q129: Recursos federais (Programa Dinheiro Direto na Escola etc.)
Q130: Recursos estaduais ou municipais
Q131: Eventos da escola (festa, rifa etc.)
Q132: Empresas que apoiam a escola
Q133: Organizações sem fins lucrativos que apoiam a escola
Q134: Contribuições dos familiares dos(as) estudantes
Q135: Contribuições dos(as) profissionais da escola

Como a escola adquire os seguintes recursos:

Recurso Aquisição pela escola Doação Solicitação às famílias
Q136: Brinquedos
Q137: Recursos pedagógicos
Q138: Materiais de higiene pessoal

Q139: A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Quantas refeições são oferecidas nesta escola em relação ao tempo de permanência dos(as) estudantes?

Permanência Uma vez Duas vezes Três vezes ou mais Não se aplica
Q140: Para estudantes que permanecem até 4 horas na escola:
Q141: Para estudantes que permanecem mais que 4 e menos que 7 horas na escola:
Q142: Para estudantes que permanecem 7 horas ou mais na escola:

Em relação à merenda escolar, como você avalia os seguintes aspectos:

Aspecto Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q143: A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as)
Q144: Os alimentos são de boa qualidade
Q145: Há dietas específicas para estudantes com restrições alimentares
Q146: A cozinha atende as necessidades do preparo da merenda
Q147: O local de alimentação é adequado
Q148: O acesso ao local de alimentação é livre para estudantes com mobilidade reduzida
Q149: Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação

Q150: A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Q151: A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Indique se as situações abaixo se aplicam ou não ao Projeto Político-Pedagógico desta escola.

Situação Não Sim Não sei
Q152: Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Q153: Os(As) professores(as) participaram da elaboração?
Q154: Os profissionais não docentes participaram da elaboração?
Q155: Os pais participaram da elaboração?
Q156: Os(As) estudantes participaram da elaboração?
Q157: Estabelece metas de aprendizagem?
Q158: Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Q159: Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Q160: Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Quais foram os critérios de seleção para novas matrículas neste ano e nesta escola:

Critério Não Sim
Q161: Sorteio
Q162: Local de moradia
Q163: Prova de conhecimentos
Q164: Ordem da inscrição/lista de espera
Q165: Características socioeconômicas
Q166: Desempenho do(a) estudante no ano anterior
Q167: Outros critérios definidos pela Secretaria de Educação ou pelo Órgão Gestor de Educação

Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Critério Não Sim
Q169: Idade
Q170: Capacidade física da sala de aula
Q171: Manter estudantes na mesma etapa de ensino
Q172: Manter as turmas existentes do ano anterior
Q173: Critérios disciplinares
Q174: Desempenho escolar
Q175: Disponibilidade de vagas na turma
Q176: Ordem da matrícula
Q177: Atendimento à solicitação dos pais/responsáveis

Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Critério Não Sim
Q178: Preferência dos(as) professores(as)
Q179: Tempo de serviço
Q180: Cursos de formação continuada realizados
Q181: Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem
Q182: Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem
Q183: Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma
Q184: Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos
Q185: Atribuição pela gestão da escola

Neste ano, a escola realizou as seguintes ações para redução do REPETÊNCIA ESCOLAR? Caso tenham sido realizadas, indique a eficácia das seguintes ações:

Ação Não foi realizada Nada efetiva Pouco efetiva Efetiva Muito efetiva
Q186: Oferta de reforço escolar
Q187: Oferta de atendimento educacional especializado
Q188: Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(as) outros(as)
Q189: Revisão dos procedimentos de avaliação
Q190: Revisão das práticas pedagógicas

Neste ano, a escola realizou as seguintes ações para redução do ABANDONO ESCOLAR? Caso tenham sido realizadas, indique a eficácia das seguintes ações:

Ação Não foi realizada Nada efetiva Pouco efetiva Efetiva Muito efetiva
Q191: Entrar em contato com os familiares/responsáveis do(a) estudante
Q192: Ir à residência do(a) estudante
Q193: Informar ao Conselho Tutelar

Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Temática Não Sim
Q194: Ciência e tecnologia
Q195: Combate à discriminação (racial, gênero, orientação sexual, econômica/social, deficiência, religiosa)
Q196: Combate à violência (física, verbal, bullying, dentre outras)
Q197: Direitos humanos (de idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças, adolescentes e outros)
Q198: Educação ambiental e consumo sustentável
Q199: Educação para o trânsito
Q200: Mundo do trabalho (direitos, relações, entre outros)
Q201: Nutrição e alimentação
Q202: Promoção da democracia e da cidadania
Q203: Uso de drogas
Q204: Sexualidade

Indique se as seguintes ações pedagógicas ocorrem na sua escola:

Ação Não Sim
Q205: Preparação dos(as) estudantes para os testes de avaliação externos.
Q206: Inscrição dos(as) estudantes em olímpiadas de conhecimento
Q207: Feira de ciências
Q208: Feira de artes
Q209: Campeonatos esportivos
Q210: Outros

Indique se, neste ano, a equipe escolar recebeu atividades de formação nas seguintes áreas:

Área Não Sim
Q212: Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino
Q213: Avaliação da aprendizagem
Q214: Avaliação em larga escala
Q215: Metodologias de ensino
Q216: Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Q217: Gestão da sala de aula
Q218: Educação Especial
Q219: Novas tecnologias educacionais
Q220: Gestão e administração escolar
Q221: Ensino híbrido
Q222: Alfabetização e letramento
Q223: Gestão democrática