SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica

QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO DO(A) PROFESSOR(A) DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO | SAEB 2025

Caro(a) Educador(a),

O SAEB é composto por dois instrumentos: as provas aplicadas aos estudantes e os questionários. As informações coletadas neste questionário abordam as condições de trabalho, a formação profissional, os hábitos culturais dos professores, dentre outros temas. Essas informações têm o objetivo de conhecer melhor a realidade da Educação Básica brasileira.

Para cada escola, deve ser respondido apenas um questionário por professor(a). Caso já tenha respondido o questionário em outra escola de ensino fundamental e/ou médio, pedimos que responda a este outro integralmente. Isto porque precisamos coletar informações das diferentes realidades em que você atua como professor(a) da Educação Básica.


Política de dados e LGPD

Suas respostas são muito importantes! - Ao preencher o questionário você poderá contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais.

O questionário não tem respostas certas ou erradas - Responda cada questão de acordo com sua opinião e a realidade da sua escola.

Segurança - Os seus dados serão mantidos em sigilo e não serão divulgados.

Sobre a Escola - as respostas assinaladas ficarão disponíveis em banco de dados aberto ao público.

Ao clicar em Aceito o respondente está consentindo que essas informações sejam disponibilizadas nessa base de dados. O Inep poderá utilizar, tratar e divulgar as respostas desse questionário, de acordo o previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais-LGPD (Lei nº 13.709 de 14/08/2018), em especial ao cumprimento de quaisquer obrigações legais, conforme disposto na sua Política de Privacidade.

O preenchimento parcial do questionário ficará salvo e você poderá retomar o preenchimento mais tarde caso acesse pelo mesmo navegador e dispositivo.

CPF é obrigatório
E-mail é obrigatório

Q001: Qual é o seu sexo?

Clique e arraste o cursor. Posicione-o no valor equivalente à sua idade, em ANO. Caso sua idade seja 18 anos, posicione o cursor no número 18. Caso sua idade seja maior que 70 anos, posicione o cursor em 70.

44

Q003: Qual é a sua cor ou raça?

Q004: Você tem deficiência, transtorno do espectro autista ou superdotação?

Indique qual a sua condição. (marque 'Sim' ou 'Não' em cada linha)

Condição Não Sim
Q005: Deficiência
Q006: Transtorno do espectro autista
Q007: Altas habilidades/superdotação

Neste ano, o que normalmente você tem feito quando está fora do(s) seu(s) local(is) de trabalho?

Atividade Nunca Poucas vezes Muitas vezes Sempre
Q008: Leio livros não relacionados a educação
Q009: Acesso blogs, Youtube, redes sociais
Q010: Assisto a filmes
Q011: Vou a exposições (museus, centros culturais)
Q012: Assisto a espetáculos (teatro, shows, circo, etc)
Q013: Estudo
Q014: Assisto a telejornais

Indique o quanto você concorda ou discorda em relação aos seguintes temas envolvendo o seu trabalho como professor(a) da Educação Básica:

Tema Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q015: Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
Q016: A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
Q017: As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
Q018: No geral, estou satisfeito(a) com o meu trabalho de professor(a)
Q019: Tenho vontade de desistir da profissão

Q020: Qual é o MAIS ALTO nível de escolaridade que você concluiu?

Considerando a carga horária das atividades formativas listadas abaixo, indique de quantas você participou neste ano:

Atividade Formativa Nenhuma Uma Duas Três ou mais
Q021: Atividades formativas com menos de 20 horas
Q022: Curso com carga horária total de 20 horas até 179 horas
Q023: Curso com carga horária total com mais de 180 e menos 360 horas

Considerando as atividades formativas de curta duração (inferiores a 360 horas) das quais participou neste ano, com que frequência estava previsto:

Atividade Nunca Poucas vezes Muitas vezes Sempre
Q024: Participação de professor(es) da(s) escola(s) em que leciono?
Q025: Atividades colaborativas de aprendizado?
Q026: Atividades intercaladas com seu trabalho normal de sala de aula?

Indique o nível de contribuição das atividades formativas e cursos realizados neste ano para:

Tema Não contribuiu Contribuiu pouco Contribuiu razoavelmente Contribuiu muito
Q027: Aprofundar seus conhecimentos sobre as disciplinas que leciona.
Q028: Aprimorar os processos avaliativos.
Q029: Utilizar novas tecnologias para apoiar suas atividades.
Q030: Colaborar com seus colegas na preparação de atividades e projetos.
Q031: Aprimorar as metodologias de ensino.
Q032: Auxiliar na mediação de conflitos.

Q033: Dentre as atividades formativas listadas anteriormente das quais você participou neste ano, a instituição ou Secretaria de Educação financiou:

Q034: Durante este ano, indique se participou de algum dos cursos de pós-graduação listados abaixo:

Q035: Recebeu apoio da Secretaria ou mantenedora para realizá-lo?

Considere como apoio dispensa no horário de trabalho, horário especial ou licença remunerada.

Q036: Indique quem pagou por esse curso de pós-graduação:

Para cada um dos temas relacionados abaixo, avalie o grau de necessidade de realização de atividades/cursos voltados para seu desenvolvimento profissional atualmente:

Tema Nenhuma necessidade Pouca necessidade Moderada necessidade Muita necessidade
Q037: Uso de novas tecnologias de informação e comunicação
Q038: Gestão de conflitos
Q039: Metodologia de avaliação
Q040: Metodologia de ensino para o público-alvo da Educação Especial
Q041: Utilização de elementos da cultura local na prática pedagógica
Q042: Identificação de problemas extraescolares
Q043: Gestão democrática
Q044: Ensino do conteúdo que leciono
Q045: Desenvolvimento da aprendizagem
Q046: Planejamento pedagógico
Q047: Recursos e práticas pedagógicas

15
15

Q050: Além de ser professor(a), você exerce outra atividade remunerada?

Q051: Em quantas escolas você trabalha?

Q052: Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

30

Q054: Qual é o seu salário bruto como professor(a)? Indique a faixa salarial em que seu salário se encontra.

30 horas

Q056: Esta escola, em seu planejamento, prevê um tempo para atividades como preparação de aulas, reuniões, atendimento aos pais etc?

Q057: Em uma semana normal de trabalho, você costuma levar trabalho desta escola para fazer em casa?

Tendo como referência uma sala de aula ideal, avalie as condições da(s) sala(s) de aula que você utiliza nesta escola com relação aos seguintes elementos:

Elemento Muito inadequado Inadequado Adequado Muito adequado
Q058: Tamanho da sala com relação ao número de estudantes.
Q059: Acústica.
Q060: Iluminação natural.
Q061: Ventilação natural.
Q062: Temperatura.
Q063: Instalações elétricas.
Q064: Limpeza.
Q065: Acessibilidade física.
Q066: Mobiliário (mesas, carteiras, armários).
Q067: Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas, piso).
Q068: Lousa (quadro de giz ou quadro branco).

Indique os recursos que você normalmente usa nesta escola e qual a sua adequação para as atividades em sala de aula:

Recurso Não tem Não uso Muito inadequado Inadequado Adequado Muito adequado
Q069: Livro didático.
Q070: Televisão.
Q071: Projetor multimídia (datashow).
Q072: Computador (de mesa, portátil, tablet).
Q073: Software.
Q074: Internet.
Q075: Recursos pedagógicos para o atendimento educacional especializado.

Indique o quanto você concorda ou discorda em relação aos seguintes temas:

Tema Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q076: Repetir de ano é bom para o(a) estudante que não apresentou desempenho satisfatório.
Q077: A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva.
Q078: As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado.
Q079: As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Q080: A maior parte dos estudantes apresentam problemas de aprendizagem.

Neste ano e nesta escola, indique a frequência com que você desenvolve as seguintes práticas pedagógicas:

Prática Pedagógica Nunca Poucas vezes Muitas vezes Sempre
Q081: Propor dever de casa.
Q082: Corrigir com os(as) estudantes o dever de casa.
Q083: Desenvolver trabalhos em grupo com os(as) estudantes.
Q084: Solicitar que os(as) estudantes copiem textos e atividades.
Q085: Estimular os(as) estudantes a expressarem suas opiniões.
Q086: Propor situações de aprendizagem familiares aos estudantes.
Q087: Informar aos(as) estudantes, no início do ano, o que será ensinado ou aprendido.
Q088: Perguntar aos(as) estudantes o que sabem sobre o tema, ao iniciar um novo conteúdo.
Q089: Trazer temas do cotidiano para serem debatidos em sala de aula.
Q090: Diversificar as metodologias de ensino conforme as dificuldades dos(as) estudantes.
Q091: Considerar que os resultados das avaliações indicam o quanto os(as) estudantes aprenderam.
Q092: Buscar estratégias para melhorar a aprendizagem dos(as) estudantes com menor desempenho.
Q093: Abordar questões sobre desigualdade racial com os(as) estudantes.
Q094: Abordar questões sobre desigualdade de gênero com os(as) estudantes.
Q095: Abordar questões sobre bullying e outras formas de violência com os(as) estudantes.
Q096: Abordar questões relacionadas ao futuro profissional dos(as) estudantes.

Q097: Há estudantes público-alvo da educação especial nesta escola?

Q098: Indique com que frequência a escola oferece o suporte para os estudantes público-alvo da educação especial.

Q099: Há um espaço para atendimento educacional especializado na escola?

Q100: A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Indique se as situações abaixo se aplicam ou não ao Projeto Político-Pedagógico desta escola:

Situação Não Sim Não sei
Q101: Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Q102: Os(As) professores(as) participaram da elaboração?
Q103: Os profissionais não docentes participaram da elaboração?
Q104: Os pais participaram da elaboração?
Q105: Os(As) estudantes participaram da elaboração?

Q106: Há Conselho de Classe na sua escola?

6
50

Neste ano e para esta escola, qual dos atores listados abaixo foi o principal responsável pelas seguintes definições pedagógicas:

Definição Docente da turma Todo o corpo docente da escola Equipe gestora Decisão externa à escola
Q109: Escolha do material didático.
Q110: Metodologia de ensino.
Q111: Conteúdos trabalhados em sala.
Q112: Instrumentos para avaliar os(as) estudantes.
Q113: Peso de cada instrumento de avaliação nas notas finais dos(as) estudantes.
Q114: Seleção de conteúdos usados nas provas.

Neste ano, em relação a esta escola, indique o quanto você concorda ou discorda com os seguintes temas:

Tema Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q115: O(A) diretor(a) debate as metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões.
Q116: O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva.
Q117: O(A) diretor(a) informa aos(as) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional.
Q118: O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos (as) estudantes.
Q119: O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas.
Q120: O(A) diretor(a) me anima e me motiva para o trabalho.
Q121: Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional.
Q122: O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva.

Nesta escola e neste ano, indique a frequência em que ocorreu:

Situação Nunca Poucas vezes Muitas vezes Sempre
Q123: Colaboração da família para superar problemas relacionados aos estudantes.
Q124: Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares).
Q125: Colaboração da gestão da instituição para superar dificuldades de sala de aula.
Q126: Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar.

Indique o quanto você concorda ou discorda em relação aos seguintes temas envolvendo seus(suas) estudantes nesta escola:

Tema Discordo fortemente Discordo Concordo Concordo fortemente
Q127: Respeitam os acordos estabelecidos em sala.
Q128: São assíduos(as).
Q129: São respeitosos(as) comigo.
Q130: São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma.
Q131: Expressam diferentes opiniões.
Q132: Se interessam sobre o que ensinei neste ano.
Q133: Sentem-se motivados(as) para aprender os temas ligados à minha disciplina.
Q134: São capazes de concluir a Educação Básica e prosseguir seus estudos.

Nesta escola, neste ano e com relação aos episódios listados abaixo, indique a frequência com que ocorreram:

Episódio Nunca Poucas vezes Muitas vezes Sempre
Q135: Atentado à vida
Q136: Lesão corporal
Q137: Roubo ou furto
Q138: Tráfico de drogas
Q139: Permanência de pessoas sob efeito de álcool.
Q140: Permanência de pessoas sob efeito de drogas.
Q141: Porte de arma (revólver, faca, canivete).
Q142: Assédio sexual.
Q143: Discriminação (racial, gênero, orientação sexual, econômica/social, deficiência etc).
Q144: Bullying (ameaças ou ofensas verbais).
Q145: Invasão do espaço escolar.
Q146: Depredação do patrimônio escolar (vandalismo).
Q147: Tiroteio ou bala perdida.